sábado, 4 de setembro de 2010

Como deve ser a vida

Hoje saímos de casa para ir a Nothing Hill, bairro charmoso de Londres onde acontece aos sábados a tradicional feira de Portobello, muito frequentada por turistas. É uma verdadeira festa, com barracas e pessoas coloridas, coisas interessantes para se ver, comprar e comer. 

No ano passado, estive lá duas vezes e neste ano já ia repetindo a dose. Porém, antes de chegarmos à estação onde deveríamos descer, o metrô parou para reparos e todos os passageiros foram obrigados a descer na Oxford Street. 

A Oxford já é a sucursal do inferno na terra, tal o número de passantes lotados de sacolas, deslumbrados com as inúmeras lojas que existem ali. Agora imaginem recebendo centenas de pessoas  sumariamente despejadas do metrô em busca de uma reorientação nos pontos de ônibus! 

Num primeiro momento, seguimos a manada e lá fomos nós consultar mapas e direções. Em pouco tempo a Isabela começou a orientar vários turistas, que estavam ali mais perdidos do que cegos em tiroteio. E todos tinham o mesmo destino: Nothing Hill!

Não foi preciso pensar muito para resolvermos mudar de idéia.

Andamos um pouco pela Oxford em busca de outras paradas de ônibus, sem saber direito aonde ir. Até  rolou um estresse. Os lugares turísticos num sábado sem chuva aqui em Londres ficam todos lotados. Pensei em visitar a Torre de Londres, mas desisti  a tempo, quando o ônibus para lá vinha chegando. Com o joelho machucado, não me sentia muito disposta a estar em lugares tão cheios de gente. Foi então que a Isabela teve uma idéia brilhante. Andamos mais um pouquinho e  pegamos um trem.

Fomos para Greenwich! E as coisas foram acontecendo do jeitinho que eu gosto. Sem nenhuma programação.

Ao descer na estação de Greenwich, já notei uma certa atmosfera interiorana. Nada do burburinho da Oxford Street ou da Portobello Road. Porcentagem de turistas quase zero! 

Almoçamos num restaurante simpático e continuamos nosso passeio pela cidade. Fomos parar no Greenwich Market, um mercado que também acontece ali ao sábados. Parecia uma quermesse, com várias barraquinhas de comida,  frequentada pela população local. 

Passeamos pelas  barracas, experimentamos roupas e acessórios e a Isa até comprou um vestido lindo, modelo anos 50! 

Depois fomos ver a antiga Escola Naval e, por fim, fomos ao belíssimo parque de Greenwich, onde há um planetário, um museu e um observatório, com uma vista deslumbrante de Londres. 

E, claro, fomos "atravessar" o famoso meridiano!

Tiramos muitas fotos, conversamos, rimos. 

O passeio foi maravilhoso. Feito de descobertas, inclusive para a Isa, que já havia estado lá outras vezes. E o melhor de tudo é que foi acontecendo naturalmente, sem grandes planejamentos. 

Um passeio como deve ser a vida. Guiado apenas pela sintonia do bem querer.

2 comentários:

  1. que delícia de sábado, hein Zi!
    é tão bom quando as coisas vão acontecendo assim e tudo dá certo
    as fotos estão lindas!
    beijo
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Foi muito gostoso,sim, Ju!
    Geralmente adoro passeios que brotam do nada. São os mais bacanas. Beijos e obrigada pela divulgação do meu blog. Você é incrível.

    ResponderExcluir