terça-feira, 31 de agosto de 2010

Quem sou eu? Quem são vocês?



A coisa de que mais gosto quando viajo é ver como são e como vivem as pessoas dos lugares por onde passo. Não tem nada melhor do que andar pelas ruas e olhar. Simplesmente olhar. 

Ah! tem coisa melhor, sim. Melhor do que isso é sentar-se num banco de praça ou, ainda, num café e deixar-se ficar  observando o movimento.

É aí que minha imaginação viaja.

Fico horas tentando adivinhar quem são as pessoas que passam, roteirizando suas vidas, dando-lhes nomes, apelidos, estado civil, profissões, preferências e manias. Gosto de observar os detalhes, como se vestem, o que comem, algum tique nervoso existente ou inventado.

Imagino que passantes e garçons, ao me verem solitária e aparentemente alheia a tudo também devem ficar  criando teorias a meu respeito. Quem será essa mulher? O que será que tanto olha? Por que será que escreve tão depressa naquele caderninho ensebado? 

Divirto-me com esse suposto jogo. E, por vezes, gosto de instigar a curiosidade alheia. Imagino o que devem estar imaginando sobre mim e embarco no personagem imaginariamente criado por quem minha imaginação criou.  

Muito complexo? Ótimo. E quem quer uma vidinha previsível, pequenininha, linear?

3 comentários:

  1. "Não tem nada melhor do que andar pelas ruas e olhar. Simplesmente olhar. Ah! tem coisa melhor, sim. Melhor do que isso é sentar-se num banco de praça ou, ainda, num café e deixar-se ficar observando o movimento."

    sou exatamente assim!
    e faço isso o tempo todo, mesmo aqui na cidade onde vivo, gosto de me sentir turista onde estou, seja São Paulo, Campinas, Salvador, eu sou turista nesta vida, sempre observando e curtindo muito, tem coisa melhor?

    beijo
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Zi, gostei demais da introdução e claro, fiquei imaginando você sentadinha, elocubrando sobre os passantes,anotando suas impressões num caderninho. ENSEBADO? Nunca!Não seria a Izilda que conheço.

    ResponderExcluir
  3. hahaha... Ensebado, sim, Ana, porque, de tanto entrar e sair da bolsa, acaba com orelhas e enfeitado com pingos de café ou de sorvete - a depender da temperatura ou da vontade...
    Bom te ver por aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir