segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Praças, parques, bosques, florestas!




Pela janela da casa da Isabela, vejo as folhas das árvores dançando ao ritmo do vento gelado. 

Ainda é agosto, mas o vento sempre faz concorrência com o tímido sol e já tem esfriado bastante, principalmente à noite.

Nesta época, os postes das ruas ainda estão enfeitados de flores coloridas. E isso ameniza muito o aspecto cinzento desta terra chuvosa por excelência. Sinto inveja por estas flores. 

Minha São Paulo cinzenta também poderia ser enfeitada de flores. E poderia também ter tantas praças com roseiras incríveis e intocadas, onde crianças, jovens, adultos e velhos ocupam gramados e bancos e até almoçam ao ar livre, quando faz sol.  

Aqui as pessoas se apropriam dos espaços públicos com respeito e segurança. 
É uma coisa muito bonita de se ver.

Desde que cheguei, tenho passeado pelas ruas e praças de Archway e Highgate, bairro vizinho. 
As ruas são sempre arborizadas e  há praças e parques lindos por aqui!

Adorei ver patinhos no lago do parque Waterlow, que fica ao lado de um cemitério muito antigo onde está enterrado Karl Marx. No cemitério, havia uma infinidade de pássaros com imensos rabos azuis e os esquilinhos se divertiam entre as tumbas seculares. 

No sábado passado, dia 28, fomos passear em Highgate, que fica na zona três de Londres, já mais afastada do centro. Depois de andar por uma avenida lindíssima ladeada de árvores, chegamos a Highgate Wood, uma verdadeira floresta, onde vários bichinhos  vivem à solta.

O bosque é enorme e tem muitas entradas. E eu pude ver diversas famílias, crianças, jovens, idosos, chegando e saindo de lá, desfrutando daquele espaço público à sua disposição.

Essa faceta verde de Londres me encanta e me faz sentir uma vontade danada de "importar" esses valores para a minha cidade. 

Quem sabe um dia?


4 comentários:

  1. Em Londres? Soh agora percebi!!! Aproveite a filhota e a vista!! Bjs!
    Vicky

    ResponderExcluir
  2. Voltei pra cá, Vicky! Estava com muita saudade da Isabela. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Zi, ontem assiti no canal Multishow um programa com a Didi em Londres, ela fez um tour de patins pela cidade, é um grupo grande que se reúne num parque (agora não vou me lembrar o nome) e tem os guias, saem pelas ruas da cidade, no meio dos carros, cada dia é um roteiro diferente, achei incrivel! lembrei de vc aí, não quer passear por Londres com rodinhas nos pés?

    mas isso que vc diz sobre os espaços públicos, é mesmo de dar inveja, com tantas possibilidades que temos aqui, e não dá para sair na rua tranquilo e curtir, que pena...

    meu filho quando vai a Buenos Aires faz o tour de bicicleta, lá ainda é possivel fazer isso, em Berlin também vi grandes grupos de bicicleta pela cidade com um guia, e tinha gente de todas as idades.

    quem sabe um dia nossos descendentes poderão aproveitar mais esse nosso pais tão lindo!

    já sei quye vou adorar acompanhar seu blog Zi!

    beijo

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Ju. Aqui as pessoas andam muito a pé, de bicicleta e de patins. E usam pouco os carros particulares porque os transportes públicos são muito eficientes. E o melhor de tudo é que podem fazer isso com segurança. Ai que inveja!
    Bom saber que você está por aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir